Em julho/2019 nasce a Justiça Restaurativa em Capão da Canoa. O Projeto de Justiça Restaurativa em escolas públicas iniciou na Escola Estadual Manoel Medeiros no dia 24/ 06/2019.
Com seu primeiro Círculo de Construção de Paz, ministrado pelas Facilitadoras que foram capacitadas pelo Tribunal de Justiça do RGS Ivana Abella e Carine Spies dos Reis. Em 05 de julho/2019 o Projeto foi estendido para as escolas municipais de Capão da Canoa, foi realizado o primeiro Círculo de Justiça Restaurativa de apresentação para a rede de Educação Municipal na Câmara de vereadores de Capão da Canoa contando com a presença da Juíza Adria Josiane Muller Gonçalves Atz da 3a. Vara cível e Juizado da Infância e Juventude, Juíza Amita Antonia Leão Barcellos Milleto da 2a. Vara Cível, JEC, CEJUSC, Karen Menine, Secretária do CEJUSC, Ivana Abella Psicóloga, Conciliadora Judicial, Expositora de Oficinas de Parentalidade e Facilitadora Judicial, Carine Spies dos Reis, Advogada, Mediadora, Conciliadora e Facilitadora Judicial, Gladis Salete Castelli, Advogada, Pedagoga e Facilitadora Judicial, bem como 28 Orientadoras do Município de Capão da Canoa, espaço este gentilmente cedido pelo Psicólogo Cleon Cerezer que é Coordenador do Centro de Apoio Transdiciplinar de Capão da Canoa, iniciando assim a implantação do Projeto de Justiça Restaurativa nas Escolas da comarca de Capão da Canoa/RS - Brasil.
Tendo neste momento, uma grande ressalva de agradecimentos minha e de todas as Facilitadoras Judiciais à Karen Menine, devido ao seu grande esforço profissional e pessoal para que este projeto tenha sido definitivamente implantado em Capão da Canoa. Ivana Abella, Gladis Salete Castelli e Carine Spies dos Reis - Facilitadoras Judiciais do Tribunal de Justiça do RGS.
Últimos Artigos sobre o Assunto
Estudantes do Litoral participarão de círculos restaurativos
No dia 05 de Julho de 2019, o CEJUSC de Capão da Canoa promoveu uma ação com o objetivo de melhorar a convivência escolar entre os estudantes e entre a instituição de ensino.